Tel: (91) 32018114

Notícias

Servidores do TRE-RN participam de oficinas de Dimensionamento da Força de Trabalho com o GESTCOM

A iniciativa pretende estabelecer um modelo de gerenciamento da força de trabalho baseado nos processos, nas competências e na meritocracia.

  A última semana no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) foi marcada pelas oficinas de dimensionamento da força de trabalho, que aconteceram no Centro de Treinamento do COJE e teve a presença de 123 servidores deste Regional Eleitoral, divididos em duas turmas. O evento, que contou com a participação de servidores de todas as unidades, foi organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e conduzido pelaequipe de consultores do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional da Universidade Federal do Pará (GESTCOM/UFPA).

A iniciativa está prevista no Plano Estratégico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte 2016-2020 (aprovado pela Resolução TRE-RN n.º 24/2015) e pretende estabelecer um modelo de gerenciamento da força de trabalho baseado nos processos, nas competências e na meritocracia. De acordo com a Secretária de Gestão de Pessoas, Vivianna Câmara, essa foi uma medida solicitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a todos os Regionais Eleitorais.

  “Constantemente, identificamos nas unidades uma quantidade insuficiente de servidores. Em virtude das restrições orçamentárias, algumas nomeações não podem ser feitas. Com isso, o TSE, recentemente, promoveu uma auditoria integrada de força de trabalho com todos os TRE's do país, a fim de exigir a realização do dimensionamento da força de trabalho como forma de solucionar essa demanda. No momento em que tivermos a indicação quantitativa e qualitativa do perfil de servidores para cada unidade, os setores poderão produzir com mais eficiência e com qualidade de vida, refletindo diretamente na produção da unidade e contribuindo para o objetivo estratégico do Tribunal”, destacou a Secretária.

  A Diretora Geral do TRE-RN, Andréa Campos, esteve presente nas oficinas e ressaltou a importância de se realizar o dimensionamento da força do trabalho, destacando o cumprimento da exigência feita também pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Diante da ausência de critério objetivo no quantitativo necessário de servidores por unidade administrativa no TRE-RN, a expectativa é que a consultoria identifique qual o perfil adequado para o desempenho das tarefas setoriais, permitindo a lotação ideal de servidores e, ainda, uma melhor distribuição do quantitativo de pessoas por unidade”, explicou Andréa.

  Conforme Thiago Dias Costa, psicólogo organizacional que esteve à frente de uma das turmas, a metodologia utilizada para o dimensionamento da força de trabalho é a da descrição de atividades a partir da perspectiva dos próprios servidores, os quais foram escolhidos de acordo com a experiência no trabalho executado em suas unidades. Quanto aos objetivos da atividade, o instrutor ressalta que existem dois principais: “O primeiro é identificar qual é o quantitativo de servidores que devem ser lotados em cada unidade para que existam condições para que o trabalho seja desenvolvido de forma satisfatória. O segundo é identificar qual é o perfil de servidor que deve ser lotado em cada unidade. Entre quantitativo e perfil, o trabalho feito nas oficinas vai possibilita que sejam indicadas essas informações”, detalhou Thiago Dias.

  Para a servidora Louisianne Solano Maia, lotada na Seção de Análise Jurídica de Pessoal (SJP), participar das oficinas foi uma experiência enriquecedora. “Antes esse trabalho era feito de maneira muito empírica. Agora, no entanto, nós temos a possibilidade de, objetivamente, determinar a necessidade de pessoal e o perfil dos servidores das unidades. Isso é um ganho tanto para a administração, quanto para os servidores. Trabalhar no lugar certo e com a carga adequada de atividade refletirá tanto na qualidade de vida do servidor, quanto na produtividade e eficiência da administração”, afirmou.

Texto retirado do site:  http://www.tre-rn.jus.br/imprensa/noticias-tre-rn/2018/Agosto/servidores-do-tre-rn-participam-de-oficinas-de-dimensionamento-da-forca-de-trabalho

August 09, 2018

Novas públicações

Confira a publicação mais recente do GESTCOM: Capítulo 2: “Mapeamento De Competências Em Órgãos Do Poder Judiciário: O caso do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo”. Em: “Gestão Por Competências No Judiciário Compartilhando Experiências (2017). Thiago Dias Costa; Adriano Moreira de Souza; Vinícius Quintino de oliveira; Camila Carvalho Ramos.

September 27, 2018

Projeto Elaboração e Sistematização de Modelo de Competências e de Trilhas de Liderança para Gestores Públicos Federais

O GESTCOM, em trabalho conjunto com a “Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão” e o “Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC”, elaborou um texto que define e descreve as competências de liderança dos servidores em exercício de cargos em comissão nos órgãos que integram o Poder Executivo federal.
O projeto Elaboração e Sistematização de Modelo de Competências e de Trilhas de Liderança para Gestores Públicos Federais tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo de competências de liderança relativas aos profissionais em exercício de cargos em comissão nos órgãos que integram o Poder Executivo federal, em especial, em cargos de Natureza Especial - NES, cargos do Grupo - Direção e Assessoramento Superiores - DAS níveis 4 a 6, e Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE, nível 4.

 

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Notícia completa disponível em: https://www.servidor.gov.br/gestao-de-pessoas/capacitacao/competencias-de-lideranca

August 14, 2018

Implantação da Gestão por Competências na VALEC

Nesta semana, a VALEC promoveu a palestra “Pesquisa de Clima Organizacional”, a qual buscou apresentar aos colaboradores da empresa como o mapeamento do clima organizacional dentro da instituição pode auxiliar no desdobramento de políticas para sanar as necessidades e anseios dos empregados. Com essa pesquisa, a empresa dá início à execução do projeto Gestão por Competências, fruto de um termo de cooperação celebrado entre a VALEC e a Universidade Federal do Pará – UFPA, entidade que possui expertise na prestação de serviços de consultoria do tema.

O evento ocorreu em dois momentos. No primeiro dia (24/04), a palestra foi direcionada aos gestores e, no segundo (25/04), a todo o corpo funcional.

 

Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração, Pedro Duarte de Oliveira, destacou as diversas inovações e melhorias institucionais que a VALEC vem implementando. Em seguida, o presidente interino, Handerson Cabral Ribeiro, convocou todos os gestores a abraçarem a Gestão por Competências e estimular os empregados a responderem a pesquisa de clima organizacional, que é uma ferramenta importante no processo de gestão.

 

A pesquisa foi desenvolvida pelo Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional – GESTCOM, da Universidade Federal do Pará – UFPA, com o intuito de desenvolver um planejamento para realizar melhorias, valorizar o capital humano e promover uma evolução no ambiente organizacional. O palestrante, o professor doutor Thiago Costa, compartilhou com os participantes experiências e resultados positivos obtidos com os diversos parceiros que adotaram a Gestão por Competências em parceria com o GESTCOM.

 

Segundo o Superintendente de Recursos Humanos, Mauro Fatureto, todos osfuncionários devem ser francos ao responder a pesquisa de clima organizacional e, no encerramento do evento, reafirmou o compromisso do GESTCOM e da VALEC com a preservação do anonimato dos respondentes.

Texto retirado do site:  http://www.valec.gov.br/noticias/592-valec-implanta-gestao-por-competencias

April 27, 2018

Comissão de Gestão de Processos reúne-se com reitor para apresentação de resultados

Membros da Comissão constituída com a finalidade de realizar os estudos necessários e elaborar proposta de implantação de mapeamento de processos no âmbito da UFPA reuniram-se com o Reitor, Emmanuel Tourinho, no último dia 9, para entrega e apresentação do relatório conclusivo dos estudos realizados pela Comissão.... (leia mais em https://www.portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/8079-comissao-de-gestao-de-processos-reune-se-com-reitor-para-apresentacao-de-resultados)

March 13, 2018

Apresentação de trabalhos no XXII Congreso Internacional del CLAD.

Confira os Banners apresentados nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro, no XXII Congreso Internacional del CLAD.

Mapeo de competencias: más allá de la capacitación. Camila Carvalho Ramos, Romariz da Silva Barros, César Augusto Barth e Thiago Dias Costa.

Factores que favorecen al compromiso de los servidores públicos en la descripción de competencias individuales. César Augusto Barth, Camila Carvalho Ramos, Romariz da Silva Barros e Thiago Dias Costa.

Competencias Administrativas Transversales en organismos públicos federales brasileños. Cézar Romeu Quaresma, Thiago Dias Costa, Camila Carvalho Ramos.

Mapeo de Competencias: Identificación de las competencias del personal en una Entidad del Servicio Público Brasileño. Gisele Cristiane Andrade Marques, Thiago Almeida da Rocha, Romariz da Silva Barros e Thiago Dias Costa

Competencias: Un análisis crítico del concepto a partir de la noción de CHA. Romariz da Silva Barros, Camila Carvalho Ramos, Cézar Romeu Quaresma e Thiago Dias Costa.

Mapeo de Competencias del Departamento Nacional de Infraestructura de Transporte de Brasil: desafíos y resultados. Thiago Dias Costa, Jane Silva Damasceno,

Dyogo da Rocha Capistrano e Wagner Faustino Alves Castro.

Mapeo de Competencias como herramienta para la identificación del perfil de los servidores de los sectores Presupuestario y Financiero en el Servicio Público Brasileño. Thiago Almeida da Rocha, Thiago Dias Costa, Gisele Cristiane Andrade Marques, Camila Carvalho Ramos.

Novas públicações

Confira as publicações mais recentes do GESTCOM:

1. Chagas, R. A., Costa, T. D. & Ribeiro, N. (2018) TRILHAS DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: Os ensaios da UFPA. I Workshop em criatividade, Inovação e Inteligência Artificial. 

2. "Que Modelo é Esse? As Alterações nos Processos de Capacitação de Recursos Humanos nos 20 Anos do Plano MARE" (2017) de Gonçalves, A. O., Santos, R. L. A., Bilhim, J. A. F. & Costa, T. D. (2017).

3. "Mapeamento de competências do psicólogo escolar" (2017) de Dielen Cristina Oliveira dos Santos, Aline Beckmann de Castro Menezes , Aécio Borba, Camila Carvalho Ramos e Thiago Dias Costa.

4. "O surgimento da Análise do Comportamento Aplicada às Organizações" (2017) de Aécio Borba, Camila Carvalho Ramos e Thiago Dias Costa.

December 04, 2017

Apresentação de Mesa Redonda na JAC-Belém

Apresentação da Mesa Redonda “ORGANIZAÇÕES”, na VIII Jornada de Análise do Comportamento - Belém.

 

Cultura organizacional - Prof. Dr. Aécio Borba Vasconcelos Neto – FAPSI/UFPA

Gestão por competências na administração pública - Prof. Dr. Thiago Dias Costa – GESTCOM/UFPA

Coaching - Profª Drª Camila Carvalho Ramos – ICSA/UFPA

September 28, 2017

Nova públicação

Confira as publicações mais recentes do GESTCOM: "O surgimento da Análise do Comportamento Aplicada às Organizações" (2017) de Aécio Borba, Camila Carvalho Ramos e Thiago Dias Costa.

September 28, 2017

GESTCOM realiza oficina de indicadores de desempenho por competências aos servidores do TRE-RN

Texto retirado do site www.tre-rn.jus.br 

A SGP iniciou nesta segunda-feira (11) no centro de treinamento do COJE, a oficina para construção de indicadores de desempenho por competências. A consultoria está sendo conduzida pelo Professor Doutor da UFPA Thiago Dias Costa.

Participaram da abertura do treinamento o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Desembargador Dilermando Mota, a Diretora-geral, Andréa Campos, o chefe de gabinete da presidência, Josoniel Fonseca e o secretário de Administração e Orçamento, Marcos Lael

Nesta segunda e terça (12), a primeira turma é composta pela alta administração (PRES, CRE, GAB Juízes, CCIA, EJE, Ouvidoria Eleitoral, DG, SAO e Assessorias). Na quinta (14) e sexta (15), o curso será ministrado para a segunda turma, abrangendo outras unidades (SGP, SJ e STIC). O conteúdo do curso envolve etapas teórica e prática, com a formulação das competências administrativas, gerenciais e individuais, que subsidiarão futuras atividades e capacitações.

Fonte: www.tre-rn.jus.br

September 12, 2017

1 / 2

Please reload