Tel: (91) 32018114

Sobre O GESTCOM

Sobre o GESTCOM

O GESTCOM – Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional – é um laboratório vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará e é especializado em desenvolver metodologias para a Gestão de Pessoas no contexto da Administração Pública Brasileira. Utilizando métodos científicos de investigação, os pesquisadores vinculados ao laboratório desenvolvem procedimentos de intervenção e soluções tecnológicas para resolução de problemas de Órgãos Públicos, atuando especialmente na área de Gestão por Competências.

As demandas apresentadas pelos órgãos são tratadas como problemas de pesquisa, e as suas soluções são conduzidas considerando as especificidades de cada instituição, de modo que os resultados sejam condizentes com a realidade institucional.

Criado em junho de 2011, o GESTCOM surgiu como a consolidação de um esforço para responder à legislação federal que institui e regula o Desenvolvimento de Pessoas no âmbito da Administração Pública brasileira, e para criar uma metodologia de Mapeamento de Competências condizente com essa realidade. O primeiro projeto, que obteve financiamento através de uma linha de fomento a iniciativas inovadoras oferecida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi o Mapeamento de Competências da Universidade Federal do Pará, foi reconhecido pelo Ministério como adequado à Gestão Pública Brasileira e tomado como base para muitos projetos posteriores.

Os conhecimentos e tecnologias que o laboratório desenvolve com essas experiências têm sido socializados por meio de artigos, publicações, guias e oficinas. Os pesquisadores frequentemente são convidados a atuar como consultores pelo Ministério do Planejamento no desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas para Administração Pública.

 
 

Missão

Desenvolver e disseminar metodologias para o aprimoramento da gestão de pessoas no contexto da Administração Pública Brasileira.

Visão

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como laboratório referência no desenvolvimento de metodologias para a gestão de pessoas no contexto da Administração Pública Brasileira.

Valores

  • Inovação

  • Produção de Conhecimento

  • Comprometimento

  • Foco em Resultados

  • Valorização e Respeito às Pessoas

Equipe

O GESTCOM possui uma equipe multidisciplinar de profissionais, especializados em desenvolvimento e aplicação de tecnologias na área de gestão de pessoas por competências.

Dr. Thiago Dias Costa

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e na faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará como professor Adjunto IV. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências na administração pública, prestando consultoria para diferentes órgãos federais e estaduais.

Coordenador

​Dra. Camila Carvalho Ramos

Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008). Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2013). Formação complementar em Gestão de Pessoas pela Instituição Estratego (2013). Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2015). Pós-Doutorado em andamento no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Leciona na faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Possui experiência na área de Psicologia Organizacional atuando nas suas diferentes sub-áreas. Apresenta inserção em projetos de pesquisa ligados à Administração Pública, especialmente no tema de Gestão por Competências. Atua como Vice-Coordenadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (UFPA). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Vice Coordenadora

Dr. Romariz da Silva Barros

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Pará (2000), com Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1992) e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1992). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1994) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-Doutorado na University of Massachusetts Medical School-Shriver Center (2005). Atualmente é Professor Titular lotado no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de estímulos, classes de equivalência, variáveis de procedimento na construção de repertório complexo, modelo experimental de comportamento simbólico, tecnologia comportamental.

​Pesquisador Sênior

Dra. Aline Beckmann de Castro Menezes

Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia (2002) e em Habilitação Formação Em Psicólogo (2003) pela Universidade Federal do Pará, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Possui título de especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2016). Tem experiência profissional na área de Psicologia Escolar no Ensino Superior (2005 a 2013), em Psicologia Clínica - Terapia Analítico-Comportamental, em pesquisa nas áreas de Análise do Comportamento e Psicologia Evolucionista e como docente do nível superior em instituições públicas e privadas. Atualmente é Professora Adjunta A1 da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará.

​Pesquisadora Sênior

Dr. Frederico Guilherme Pamplona Moreira

Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial. Experiência profissional como docente em disciplinas nos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda. Em 2016, concluiu o doutorado na Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao curso de Engenharia de Produção. Como importante parte da linha de pesquisa "Gestão da Tecnologia e da Inovação", concentra seus estudos nos temas de Inovação Aberta e Sistemas Nacionais de Inovação. Ênfase em: a) Estudo da natureza das relações entre os investimentos em conhecimento interno e conhecimento externo; b) Capacidade de Absorção Organizacional; c) Ambidextria organizacional; d) Desempenho inovador das empresas; e) Diversidade de portfólio de alianças na indústria brasileira. Com forte perfil quantitativo, concentra suas abordagens metodológicas em técnicas estatísticas multivariadas - regressão; modelagem de equações estruturais; análise fatorial exploratória e confirmatória.

Pesquisador Sênior

Me. Cezar Romeu de Almeida Quaresma

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Pará (1994) com Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1995) e Bacharel em Psicologia. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (1999) pela Universidade federal do Pará. Lotado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, ocupando a função de Professor Adjunto IV na Faculdade de Psicologia. Possui experiência na área da Psicologia nas ênfases de Avaliação e Processos Clínicos na Abordagem Analítico-Comportamental, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia da Saúde. Atualmente ocupa o cargo de Diretor da Faculdade do Curso de Psicologa da UFPa.

Pesquisador Sênior

Psicol. Gisele Cristiane Andrade Marques

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (2014), atualmente é estudante de Especialização do curso de Gestão Empresarial e atua como colaboradora no projeto de Mapeamento de Competências na Gestão Pública.

Pesquisadora

Me. César Augusto Barth

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento e pesquisador do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM), atuando principalmente nos seguintes temas: Clima Organizacional, Gestão por Competências, Analise do Comportamento aplicada a Organizações.

Pesquisador

Me. Maxwel Macedo Dias

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2007), graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (2008) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Mineração de Dados Educacionais e Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (KDD).

Pesquisador

Me. Felipe Leite da Silva

Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: computação em nuvem, segurança computacional e sistemas web. É graduado em bacharelado em Ciências da Computação (2013) e possui mestrado em Ciências da Computação (2015) pela Universidade Federal do Pará.

Pesquisador

Psicol. Gottardo Celso Ferreira Dias

Possui graduação em Psicologia pela pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrando em Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente estagiário em Psicologia Organizacional no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM). Atividades desenvolvidas em pesquisa com Modelo Animal de Depressão, Mapeamento de Competências e Clima Organizacional e em Recrutamento e Seleção de Pessoas.

Pesquisador

Psicol. Adalberto Jorge Ribeiro da Costa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará- UFPA (2017). Pós graduando do curso de Gestão Financeira Empresarial na Universidade Federal do Pará. Atualmente é colaborador no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional - GESTCOM, trabalhando principalmente na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências na Administração Pública.

Pesquisador

Adm. Thiago Almeida da Rocha

Graduado em Administração pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA com bolsa de estudos integral (2011). Pós graduando no curso de Gestão Financeira - Auditoria e controladoria pela FIBRA 2015 e Pós graduando do  curso  de  Gestão Empresarial na Universidade  Federal  do Pará. Atualmente é Bolsista no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional GESTCOM/UFPA, onde  atua como pesquisador e colaborador em projetos voltados à Área da Gestão por Competências. 

Pesquisador

Adv. Julyana Maria Kataoka Cruz

Advogada, graduada em Direito pela Faculdade Ideal (2015). Possui experiência em Mapeamento de Competências na Administração Pública Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional na Universidade Federal do Pará, atuando como pesquisadora e colaboradora em projetos voltados à Área da Gestão por Competências em Órgãos Públicos. 

Pesquisador

Ped. Vivian Torres Cabeça

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2011). Atualmente é Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará (UFPA) . Possui experiência em Mapeamento de Competências na Administração Pública Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional na Universidade Federal do Pará, atuando como pesquisadora e colaboradora em projetos voltados à Área da Gestão por Competências em Órgãos Públicos. 

Estagiária

Psicol. Bruna Daniela Lucas Santos

Possui graduação em Psicologia pela pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é mestranda Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará (UFPA) e atua como pesquisadora em projetos voltados à Área da Gestão por Competências e Clima Organizacional em Órgãos Públicos. 

Geol. Ayara Letícia Bentes da Silva

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Estado do Pará (2013). Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Pará, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional, desenvolvendo projetos de mapeamento de competências na área de gestão de pessoas.

Estagiária

Tereza Regina Furtado Cerdeira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é graduanda do curso de Psicologia UFPA. Possui experiência em Mapeamento de Competências na Administração Pública Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional na Universidade Federal do Pará, atuando como pesquisadora e colaboradora em projetos voltados à Área da Gestão por Competências em Órgãos Públicos. 

Estagiária

Marcelly Gabriele de Moura Rego

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional, desenvolvendo projetos de mapeamento de competências na área de gestão de pessoas.

Estagiária

Evelyn Elleres Hoffman Pinheiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional, desenvolvendo projetos de mapeamento de competências na área de gestão de pessoas.

Estagiária

Rafael do Reis de Souza

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional, desenvolvendo projetos de mapeamento de competências na área de gestão de pessoas.

Estagiário

Please reload